Unique - Consultoria e Auditoria Português Inglês
Consultoria e Auditoria
Consultoria
Auditoria
Consultoria
Assessoria
Palestras, Cursos e Treinamentos
Consultoria

Com o objetivo de obter resultados técnicos específicos para cada projeto executado, a UniQue desenvolve soluções nas áreas de processos, de controles internos, contábil/financeira, e de gerenciamento de riscos, com experiências e conhecimentos aplicados que garantem a apuração e a divulgação de informações sólidas e confiáveis utilizadas pelos administradores nas tomadas de decisões empresariais.

Trabalhos - Consultoria

Sarbanes-Oxley Act Sarbanes-Oxley Act
A Lei Sarbanes-Oxley foi implementada pela legislatura norte-americana após a divulgação ao mercado de diversos escândalos contábeis, tendo produzido efeitos significativos que se perpetuam até os dias atuais também nas empresas brasileiras. As subsidiárias de empresas estrangeiras com registro na SEC e as empresas brasileiras com títulos negociados em bolsas norte-americanas devem se adequar para o cumprimento da referida Lei.

Entre os aspectos mais relevantes dessa legislação estão a responsabilidade do presidente (CEO) e do diretor financeiro (CFO) na certificação das demonstrações financeiras (seções 302 e 404). A certificação será suportada pela eficiência dos sistemas de controles internos adotados pelas empresas na matriz e em suas filiais.

Com vasto conhecimento da metodologia de estrutura de controles internos, amplamente reconhecida pelo mercado mundial, denominada COSO, a UniQue pode auxiliar as Companhias enquadradas nessas exigências, na manutenção da documentação do sistema de controle em uso, na execução de testes de aderência para os controles internos adotados e no monitoramento contínuo da eficiência dos controles adotados por meio da terceirização parcial ou total da auditoria interna ou departamento de controles internos.
Avaliação Econômico-Financeira Avaliação Econômico-Financeira
Consiste em determinar o valor de mercado da empresa, objeto de operações societárias ou posicionamento de mercado, através de metodologias específicas tais como fluxo de caixa descontado, análise de mercado entre outras justificando a mais ou menos valia de seus ativos, passivos e operações.
Revisão de Processos, Avaliação de Riscos e Desenvolvimento de Controles Internos Revisão de Processos, Avaliação de Riscos e Desenvolvimento de Controles Internos
Entendemos que a adoção de processos bem desenhados e estruturados, aliada a manutenção de um sistema completo e eficaz de controles internos constantemente avaliados e a uma política de gestão de riscos alinhada com as melhores práticas de mercado é imprescindível para uma administração satisfatória dos negócios da sua Empresa, bem como para o posicionamento no seu mercado de atuação.

Os riscos estão presentes em todas as áreas operacionais (processos) da sua Empresa da portaria até a alta administração, e todas também estão expostas aos riscos externos financeiros, políticos e de mercado.

Desenvolvemos e utilizamos em nossos trabalhos, uma metodologia de trabalho de controles internos e de gestão de riscos capaz de atender aquelas respeitadas e aplicadas internacionalmente tais como o COSO, que basicamente é composta da seguinte forma:

Ambiente de Negócios - Estudamos o mercado onde sua Empresa está inserida nos seguintes aspectos: concorrência, cenário econômico-político, legislações gerais e específicas entre outros, bem como estudamos as ferramentas utilizadas pela Administração para tomar decisões quando esses fatores influenciam negativa ou positivamente seu posicionamento no mercado.

Estrutura dos Processos - Levantamos os processos de negócios, operacionais e gerenciais da sua Empresa utilizando fluxogramas e narrativas, bem como realizamos testes de aderência quanto aos procedimentos levantados.

Identificação dos Riscos dos Processos - Analisamos os cenários capturados e evidenciados através dos fluxogramas e narrativas, elaborados para cada um dos processos, e identificamos os potenciais riscos.

Avaliação dos Riscos de Negócio e de Processos - Avaliamos os reflexos dos riscos, identificados anteriormente, na operação da sua Empresa, distribuindo-os em quartís de acordo com suas relevâncias e probabilidade de ocorrência.

Identificação dos Controles Existentes - Levantamos, avaliamos e testamos a eficiência e eficácia de controles existentes para eliminação ou redução dos riscos identificados.

Relatório - Emitimos relatório apresentando de forma clara e objetiva os procedimentos realizados, os controles satisfatórios e as falhas encontradas, para as quais descrevemos detalhadamente os pontos levantados, suas implicações e nossas recomendações para aprimoramento dos processos e dos controles que minimizem os riscos de novas falhas.

Apresentamos também um sumário executivo dos principais pontos levantados para a alta administração. Todas as partes do relatório são discutidas previamente com os gestores das áreas envolvidas.

Implementação das Recomendações - Implementamos ou auxiliamos os gestores na implementação dos planos de ações sugeridos em nosso relatório com a finalidade de eliminar ou reduzir todos os riscos relevantes aos quais está suscetível sua Empresa. Leia Mais...
IFRS - International Financial Reporting Standards IFRS - International Financial Reporting Standards
O crescente e contínuo processo de globalização dos mercados criou a necessidade de se estabelecer e adotar um padrão mundial de procedimentos e regras contábeis.

No Brasil, esse movimento se consolidou a partir de sancionadas as Leis n° 11.638 de 28 de dezembro de 2007 e n° 11.941 de 27 de maio de 2009, que instituíram diversas mudanças societárias, contábeis e fiscais e da criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

A convergência das demonstrações financeiras às normas internacionais de contabilidade requer o emprego de conhecimentos técnicos específicos, ainda pouco difundidos no país e sob o domínio de uma pequena parcela dos profissionais que atuam na área.

Com uma equipe formada por profissionais experientes, altamente capacitados e atualizados em relação às novas normas contábeis, a UniQue pode auxiliar sua Empresa no processo de convergência, quer seja elaborando um estudo detalhado das diferenças de “GAP” existentes em cada uma, quer seja na determinação e desenvolvimento de novos controles e relatórios necessários à elaboração das demonstrações financeiras pelo IFRS.
 
       
Sobre a UNIQUE   Auditoria   Orçamentos   Facebook  

 
 
 
 
Ações Sociais   Consultoria   Dúvidas e Sugestões   Twitter  

 
 
     
Clientes   Assessoria   Localização      
   
 
     
    Palestras, Cursos e
Treinamentos
  Trabalhe Conosco